“, Lima Barreto…” de Erick Araujo

“Este livro é fruto do encontro com as palavras de um dos maiores escritores brasileiros, Afonso Henriques de Lima Barreto. Uma verdadeira força, pois o autor debateu-se com seu tempo e ofertou, como uma herança, escritos que servem tanto para entender o passado, como para questionar o presente e pavimentar, com solidariedade e justiça, um futuro. Tal herança é como um chamado, um pedido de resposta. Este livro é mais uma resposta. E que se recorde: se, por um lado, Lima Barreto não parou de atacar seu tempo, o estado de coisas no qual vivia; por outro, ele não parou de traçar alianças, por meio da literatura, fazendo de si uma das mais potentes vozes da literatura afro-brasileira. Uma literatura marginal, enquanto expressão existencial do povo negro, e desta margem, se fala a toda humanidade. Trata-se de um chamado que, ao ser respondido, impele a humanidade na direção oposta do seu vício mais destrutivo: a constante restrição de seu horizonte.

Diz-se Lima Barreto, mas que se escreva corretamente: , Lima Barreto… pois a margem é extensa e muitas são as vozes, em solo, em coro, chamando e respondendo.”

Erick Araujo

Erick Araujo é formado em Pedagogia (UERJ) e doutor em Bioética e Saúde Coletiva (UFF). Pesquisador da Cátedra Unesco Archai da UnB sobre as origens plurais do pensamento ocidental. Já publicou A vida em cenas de uso de crack (Papéis Selvagens, 2017) e foi um dos organizadores de Bioética Urbana desde el Sur Global (CONICET, 2019).

Para adquirir o livro clique aqui.